Município promove mobilização contra o Aedes aegypti
Agentes de endemias fizeram a distribuição de materiais informativos durante todo o dia
No dia D de Combate à Dengue, celebrado na última sexta-feira (8), a Secretaria de Saúde de Campina Grande do Sul, por meio da Vigilância em Saúde, promoveu uma mobilização em torno do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Os agentes de endemias fizeram a distribuição de materiais informativos durante todo o dia nas proximidades do terminal de ônibus do Jardim Paulista.

 

“Os panfletos orientativos incentivam a população a fazer a vistoria em locais como ralos, calhas, caixas d’água, vasilhas para animais, lixos e entulhos. A intenção é alertar sobre a necessidade de eliminar os potenciais criadouros do mosquito”, disse o secretário de Saúde, Leandro Zanetti.

 

Entre agosto de 2015 e julho de 2016, foram registrados no Paraná 56.351 casos de dengue, a pior epidemia enfrentada no estado. No período de agosto de 2016 a julho de 2017, o número caiu para 870 casos. Já os últimos dados do boletim da dengue, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde no último mês de novembro, mostram que a partir de agosto deste ano foram confirmados apenas 191 casos de dengue.

 

Mesmo assim, é importante que todos continuem mantendo os quintais limpos e sem água parada, já que a incidência da doença é maior no verão, que se aproxima. Ao menor sinal da presença do mosquito ou sintomas da doença, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima. A dengue tem sintomas parecidos com os da gripe e pode ser fatal. 

Ver a notícia completa